3. Destaque
  5. Câmara de Timon discute...

Na sessão desta segunda-feira, 22, a Câmara Municipal de Timon analisou requerimento assinado em conjunto pelos vereadores Ulysses Waquim, Kaká do Frigo Sá, Neto Peças, Irmão Francisco, Alynne Macedo, Drº Torquato, Juarez Morais, Jorge Passos, Helber Guimarães e professora Vanda, que solicitava à Mesa Diretora que realizasse a convocação do secretário municipal de Administração, Ulysses Halley, para que se dirigisse até a câmara para prestar informações quanto à real situação do contrato da empresa Mega On soluções com a prefeitura de Timon.

Além do secretário Ulysses Halley, o requerimento solicitava ainda a presença do representante legal da empresa Mega On, do secretário municipal de Educação, Samuel de Sousa e do secretário municipal de Saúde, Jefferson Veras. Após a apresentação do requerimento houve discussão entre os parlamentares e após a votação o placar ficou em 10 votos pela aprovação do requerimento, dos vereadores de oposição, e 10 votos pela reprovação do requerimento, pelos vereadores da situação. O presidente Uilma Resende votou pela aprovação do requerimento, desempatando a votação, pela sua aprovação, porém, o requerimento de convocação necessita de maioria de dois terços para ser aprovado.

Logo em seguida, o presidente Uilma Resende leu a proposta enviada pela prefeitura de Timon com os nomes indicados para a nova diretoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do município de Timon (AGERT), composta por: Luis Carlos Bacelar Caldas Júnior, diretor-presidente, Edna Lima dos Santos, diretora administrativa financeira e Marco Antônio Fonseca Ferreira Filho, diretor operacional.

Após as discussões, os parlamentares realizaram a votação, que obteve 10 votos favoráveis, dos vereadores da situação, e 10 votos contrários, dos vereadores da oposição. Como a votação ficou empatada, coube ao presidente Uilma Resende o voto de desempate e o parlamentar votou pela reprovação dos nomes indicados para compor a nova diretoria da AGERT.

O segundo requerimento apreciado nesta segunda-feira também foi apresentado em conjunto, pelos vereadores Ulysses Waquim, Kaká do Frigo Sá, Neto Peças, Irmão Francisco, Alynne Macedo, Drº Torquato, Juarez Morais, Jorge Passos, Helber Guimarães e professora Vanda, onde é solicitado à Mesa Diretora da Câmara que envie ofício ao senhor Saney Sampaio, representante do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana – CIMU, para que preste informações sobre a situação atual do transporte público do município de Timon. Este requerimento obteve aprovação por unanimidade.

As demais matérias apresentadas em sessão obtiveram aprovação dos parlamentares. O vereador Felipe Andrade apresentou requerimento para que a secretaria municipal de Obras e Infraestrutura – SEINFRA – realize a recuperação das ruas 93 e 94 do bairro Vila Monteiro e apresentou também um requerimento, também direcionado à SEINFRA, para que a mesma providencie a reforma da quadra de esportes do Colégio Bandeirantes.

O vereador Neto Peças propôs por meio do requerimento Nº 007/2021, que a superintendência de Limpeza Urbana – SLU – realize a limpeza do bairro Cidade Nova, no trecho compreendido entre a BR 316 e a avenida Parnarama. Neto Peças apresentou ainda um pedido de providências para que a SEINFRA recupere as ruas 38 e 39 do bairro Cidade Nova.

O vereador Jorge Passos apresentou duas indicações, ambas destinadas à SEINFRA, no sentido de que realize o calçamento das ruas 04, 05, 06, 07 e 08, do bairro loteamento Boa Vista e para que efetue a recuperação asfáltica da rua 12 entre a avenida Teresina e a rua 100.

O vereador Kaic propôs indicação para que o departamento municipal de Trânsito – DMTRANS –  verifique a necessidade de que seja feita a sinalização, com faixas de pedestres, em frente aos templos religiosos que ficam nas principais vias da cidade ou que sejam vias de grande trânsito. O parlamentar apresentou ainda pedido de providências para que a SEINFRA realize a recuperação da rua 01, do bairro Vila União.

O vereador Celso Tacoani apresentou indicação para que a SEINFRA realize a execução do serviço de pavimentação asfáltica em um trecho da avenida Benedito Ferreira Campos, entre as ruas 21 até a rua 23, correspondente à localização da unidade escolar José Waquim, no bairro Parque Alvorada.

Os pedidos de providências Nº 006/2021 e 007/2021, de autoria do vereador Helber Guimarães solicitam providências do DMTRANS para que realize a sinalização no cruzamento entre as avenidas Raimundo Correa da Silva e Benedito Ferreira Campos, no bairro Parque Alvorada; e da SLU para que realize a capina e limpeza nas ruas do bairro Parque Karina.

O vereador Kaká do Frigo Sá apresentou pedido de providências para que o departamento municipal de Iluminação Pública – DEMIP – realize a iluminação nos postes de número 719-340, 719-337, 719-339, 719-334 e 719-323, no povoado Juliana.

Já o vereador Márcio Sá apresentou pedido de providências para que a SEINFRA realize o recapeamento asfáltico da BR 316, até o balneário Portal da Amazônia e que seja feita a recuperação da estrada vicinal, que compreende a BR 316 e dá acesso ao povoado malhada da areia, até o povoado Cabeceira da Inhuma.

Já o vereador Chagas Cigarreiro por meio do pedido de providências Nº 017/2021, solicita que, com urgência, a SEINFRA construa banheiros públicos no Parque Ambiental Sucupira.